domingo, 6 de novembro de 2016

O Tríptico do Jardim das Delícias, de Bosch: do Éden ao Inferno

Before the Flood, mais um documentário impactante sobre os efeitos do aquecimento global. Uma das maiores consequências da modernidade e da industrialização. 
Como acabar com o ciclo vicioso entre as grandes Indústrias/ corporações, a corrupção, os governos e os estilos de vida e de consumo que sustentam esta máquina? Sem dúvida, um grande desafio que parece não ter "vontade política", mesmo com os enquadramentos do Protocolo de Quioto (1997) e, mais recentemente, do Acordo de Paris (2015).
Não podemos fingir que não sabemos como vai acabar, e por isso devemos cultivar o sentimento de urgência, consumindo de forma diferente o que compramos, o que comemos, e a energia que utilizamos; votando em líderes que tenham a consciência ambiental e que lutem para acabar com os subsídios às energias fósseis (gasolina, diesel, carvão, gás natural...) e que invistam mais em energias renováveis (solar, eólica...)... e tanto mais que precisamos de fazer, porque este é um problema de todos/as. Escolher fazer ou não o caminho para o 'inferno' está nas nossas mãos (leia-se da Humanidade).



Sem comentários:

Enviar um comentário