sábado, 5 de novembro de 2016

“Crie unicórnios, não expectativas”.

Há uns tempos falava com uma amiga sobre se é possível vivermos sem expectativas. Ela dizia que sim, eu não conseguia ver como! Parei um pouco para pensar nisso.
Mestres e praticantes de algumas religiões mostram que é possível viver sem expectativas. O segredo seria viver no presente. Mas como? Quando vivemos num mundo que nos cerca de expectativas e nos dá receitas para ser, para estar e para ter.
Ter expectativas é viver à espera de...
à espera que as coisas sejam como nós queremos, à espera que a vida funcione como desejamos, à espera que os outros nos tratem e reconheçam da forma que acreditamos merecer...  Mais difícil é lidar com as expectativas que criámos sobre nós próprios/as.
Ter expectativas é viver preso ao que não controlamos, e nessa espera investimos tempo e energia. Depositamos confiança, sentimentos e sonhos. Esperamos (de) mais. Quando a expectativa se frustra vem a deceção, a dúvida, a incerteza, a culpa, os porquês, e até a raiva. Mas rapidamente nos organizamos para retomar um novo ciclo de outras expectativas!

Não sei se é possível viver sem expectativas, mas estou certa que viver não vem nem com livro de receitas, nem tem balcão de reclamações. Por isso, porquê tanta exigência? Talvez, se esperarmos menos, a vida venha e nos surpreenda...



Sem comentários:

Enviar um comentário