segunda-feira, 24 de julho de 2017

Trilhos de natureza e pequenas aventuras (2): pedras no caminho? Constrói uma mariola



Alguém disse: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”. Eu diria, guarde-as todas e construa uma mariola, porque elas nos orientam nos trilhos (da vida).
As mariolas (ou bruxas) são conjuntos de pedras, de tamanhos diferentes, sobrepostas em formato cónico. No passado, as mariolas serviam de pontos de orientação para os pastores que andavam pelas serras. Hoje, servem principalmente como pontos de referência para caminhantes de natureza, marcando trilhos que não estão referenciados ou que são menos comuns encontrar. São, portanto, as pedras boas do caminho.

Quem faz trilhos de natureza é certo que já se tenha cruzado com este montinho de pedras, colocadas com mestria, umas de estrutura mais pequenas, com apenas  2 ou 3 pedras, outras que podem atingir metros de altura. Como manter aquele equilíbrio? As mariolas são uma espécie de arte que marcam a paisagem mas, acima de tudo, reforçam a intenção e intensidade da caminhada. Ao cruzar uma mariola, a sensação é de confiança, estamos no caminho certo! E, por isso, apressamo-nos a colocar, também, a “nossa pedra” e com ela uma intenção, que renova a vontade de percorrer novos caminhos. Afinal os trilhos estão ali... cheios de imprevisibilidades, mas também de descobertas únicas.

Poço Negro, Soajo

Pitões das Júnias, Gerês
Photo by Marcelo Andrade
Photo by Marcelo Andrade


4 comentários:

  1. Inspira-te nos trilhos do bom caminho, as "mariolas" da vida!

    ResponderEliminar
  2. Como é bom lê-la. :)
    Muitos parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou Elma.
      Fico a contar com os seus comentários aos posts e partilhas de experiências, também. Afinal a escrita serve para isso... permitir partilhas!

      Eliminar