terça-feira, 11 de julho de 2017

“All you need is a great friend and a full tank of gas”: road trips and best friends



Uns dias de férias e lá fomos nós. Preparamos as malas, atestamos o depósito e pusemo-nos à estrada. O espírito estava em alta. Só sabíamos o destino. O percurso até lá foi feito de vontades. Aprendi que uma road trip é uma das formas mais íntimas de experienciar uma viagem inesquecível e que a espontaneidade é o melhor dos seus predicados. É preciso alguma coragem, bastante entusiasmo e a companhia certa, pois vamos compartilhar com essa pessoa todos os momentos, a que acresce o facto de serem viagens em que a parvoíce pode atingir níveis preocupantes J! Por isso, tem de ser alguém com quem te dês muito bem e com quem te identifiques. Com quem gostes muito de falar, mas também de estar em silencio. E nestas coisas não há regras, há sintonias. Não há exigências, há partilhas. Não há horários, há compromissos...
Uns dias de férias e lá fomos as duas.
Numa road trip a viagem é o epicentro onde tudo acontece. E a maxima deve ser “what happens in Vegas stays in Vegas”. Não há road trip sem playlist. Cantar (diria mais, murmurar!) e fazer coreografias faz parte do portfólio de coisas giras. Pode ser de MEDO, mas vale a diversão. Aqui entre nós, foi a música “Despacito” que ganhou na animação... basta perguntar aos carros que passaram por nós pelas estradas deste país J. À medida que as horas passam, começamos a falar com acentos variados, a imitar vozes e a irritarmo-nos mutuamente. Um misto de Friends com O Sexo e a Cidade. Vamos preparadas com lanches light... é a maça, a melancia cortadinha, os frutos secos, a água para hidratar, mas depois é na pizza que nos deleitamos, numa qualquer esplanada virada para o mar. Em cada paragem, um rol de selfies, qual casting de moda! É a iluminação, é a paisagem, é a pose, é o filtro xpto... todo uma arte que termina em 50 fotos apagadas e uma de jeito! Pelo caminho, exploramos lugares... e lá permanecemos o tempo que a nossa alma pede... ou que a vontade de ir, outra vez, à casa de banho exige J Esta cena de dizerem que a água emagrece, dá nisto! Apps, apps, apps para tudo... para ver o tempo, para ouvir e pesquisar música, para saber localizações e eventos, para... para... Bem, que nada nos falte!
O destino (quando há!) é também parte integrante da viagem. Nele há um mundo de possibilidades, basta a vontade (partilhada). E é assim que se passa horas à conversa com um casal francês que partilhou mesa conosco no Mercado da Ribeira ou que se dá um salto a Sesimbra só porque alguém teve vontade de comer ameijoas à bolhão pato. Ao não ter muitos planos, não há nada que os estrague... nem o mau tempo J. Não fizemos tanta praia como queríamos, mas visitamos exposições e monumentos entre os pingos da chuva. Conversamos imenso nas esplanadas ribeirinhas a ver o por-do-sol, “patrocinadas por uma bebida qualquer”. Andamos pela baixa, sempre “em alta” com a animação de rua. Descobrimos novos lugares empurradas pelo vento. Saímos, gargalhamos, e divertimo-nos. Para isso não há App!!
Uns dias de férias que terminaram, e lá regressamos as duas... com mais uma mala cheia de aventuras, e muitos (outros) planos na manga.

Terreiro do Paço, Lisboa

Cais Sodré, Lisboa

Sesimbra

Mercado da Ribeira, Time Out Lisboa



Mercado da Ribeira, Time Out Lisboa com Sylvette & Jean-Luc

Óbidos

Sintra
Carcavelos

Fotos pessoais tiradas por Vera Duarte e Teresa Castro




Sem comentários:

Enviar um comentário