sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Adeus ‘intas’, olá ‘entas’...









✫ Vou fazer 40 anos, e agora?
Vou fazer 40 anos, e então?
Dizem que é um marco importante, não fossem os “entas” a idade da qual já não se sai. Clichés? Talvez. A verdade é que há poemas e recomendações e até quem à crise faça menções. Talvez por isso Mia Couto diga que “em meio da vida sempre se faz a inexistente conta: temos mais ontens ou mais amanhãs?
Fazendo uma viagem ao tempo da memória, abraço todos os meus ontens, feitos de conquistas, de sonhos sonhados, idealizados e realizados, de alegrias imensas e decisões difíceis. De amigos/as indispensáveis, amores inesquecíveis e viagens únicas. De (re)começos, (re)encontros e aprendizagens. De risos e choros, mas no final sobraram as gargalhadas.  40 anos de uma dança maravilhosa que é a vida. O que tenho aprendido nestes 40 anos?
1.     A não confundir carreira com vida. A carreira faz parte da vida, mas não é a vida.
2.     Que os teus verdadeiros amigos e amigas amam-te tal e qual tu és. Não fossem eles/as a família que nos permitiram escolher.
3.     Que a vida não é justa, mas é imensamente boa.
4.     Que não há preço para a liberdade.
5.     Que o teu passado e os teus erros não te definem, mas deixam marcas.
6.     Que não me cansa ver os anos a passarem, mas há uma coisa que a idade não permite: fazer fretes e aturar gente palerma. Como diz Clarice Lispector “pessoas vazias são chatas e dão-me sono”.
7.     Que é preciso nunca ter medo de mudar e  tentar algo de novo.
8.     Que temos que crescer de dentro para fora. Para isso precisamos, primeiro, de ser inteiros sozinhos, só assim estaremos verdadeiramente prontos para partilhar e procurar outros inteiros: pessoas, amores, sorrisos, olhares, palavras, escolhas, conversas, atitudes...
9.     Que devemos parar de esperar por pedidos de desculpa ou explicações que nunca vamos receber. A vida fica bem mais leve.
10.  Que ninguém é responsável pela tua felicidade, além de ti próprio. Por isso, há que ter coragem de dizer: “fui ser feliz, não sei quando volto!”.
11.  Nem toda a gente vai gostar de ti, e é preciso viver em paz com isso.
12.  Enviar Luz e Amor ao(s) que te magoa(m) é a melhor libertação. Perdoar e ‘deixar ir’, rejuvenesce.
13.  Que pedir um abraço não é sinal de fraqueza e que falar e chorar alivia dores emocionais (in progress!).
14.  Que sou uma sortuda por ter passado a minha adolescência e juventude sem redes sociais!! Não há provas J
15.  Apesar de a minha estrelinha da sorte por vezes parecer sofrer de narcolepsia, continuo a acreditar nela!
16.  Que a minha vontade de viajar não é passageira.. e nesta vontade encontrei a palavra que me define: wanderlust (forte desejo de ir, de viajar, de explorar o mundo e de se explorar a si mesmo)
17.  Que tudo passa um dia... até nós!

E os amanhãs?
Penso nisso amanhã! ✮

2 comentários:

  1. Chegar aos "entas" é tomar consciência que a vida é finita! Deixas os fretes só porque é bem, relativizas os problemas e o que os outros pensam,adoças os sentimentos e comportamentos...enfim,valorizas mais viver bem contigo!

    ResponderEliminar